Páginas

quinta-feira, 22 de março de 2012

Brasil tem 38 candidatos a santo

Segundo um levantamento da freira Célia Cadorin, o Brasil tem 38 candidatos a santo que estão no último degrau do processo de canonização do Vaticano. A última a entrar nesta lista é a baiana Irmã Dulce, beatificada no último domingo. Ir. Célia é responsável pela "causa" dos já proclamados Santos, Frei Galvão e Madre Paulina.

Além dos candidatos a Santo, há também os servos de Deus e os veneráreis, categorias que antecedem a beatificação. Sendo assim há mais de 70 possíveis santos brasileiros, destaca Ir. Célia. Porém este número pode ser ainda maior, pois segundo Dom Hugo Cavalcante, presidente da Sociedade Brasileira de Canonistas, "há muitos casos desconhecidos". Dom Cavalcante ainda ressalta que estes processos podem ser onerosos, "devido à tradução de termos e investigações de documentos".

Para ser reconhecido como Santo há várias etapas: primeiro o candidato precisa ser reconhecido como venerável, depois com a aprovação de um milagre torna-se beato, e em seguida, com a comprovação do segundo milagre, torna-se Santo. De acordo com Ir. Célia o processo para a canonização é o mais lento e detalhado.

A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) afirma não ter um registro oficial do número de processos de canonizações e beatificações.

Ao contrário do que muitos pensam os Santos não fazem milagres, mas intercedem junto a Deus para a realização de milagres.