Páginas

quinta-feira, 29 de março de 2012

Bento XVI propõe verdade e liberdade para mudar Cuba e o mundo

HAVANA, 28 Mar. 12 / 11:39 am (ACI)

Na multitudinária Missa na Praça da Revolução de Havana, o Papa Bento XVIpropôs as chaves da verdade e a genuína liberdade, cuja fonte é Cristo, para obter as mudanças que necessitam Cuba e o mundo.

Na homilia da Missa a que assiste o presidente cubano Raúl Castro, as autoridades cubanas, os bispos da ilha e outros prelados da América Latina, o Santo Padre assinalou que "Cuba e o mundo precisam de mudanças, mas estas só terão lugar se cada um estiver em condições de se interrogar acerca da verdade e se decidir a enveredar pelo caminho do amor, semeando reconciliação e fraternidade".

domingo, 25 de março de 2012

Harmonia Conjugal

Lindo vídeo com cenas do filme UP - altas aventuras. Confesso que não o assisti, mas este clip é muito bonito. Contém legendas com uma mensagem orientadora para todos os casais que desejem viver a felicidade verdadeira em seu matrimônio.  De acordo com os créditos finais o texto foi adaptado do "curso de preparación para el matrimonio de Pixar". 
Bem cliquem, assistam, reflitam e ponham em prática. 


".

sexta-feira, 23 de março de 2012

As origens da lnquisição

Mais um artigo relativo à série sobre a Inquisição.
Autor: D. Estevão Bitencour
Fonte: Site Cleofas

No antigo Direito Romano, o juiz não empreendia a procura dos criminosos; só procedia ao julgamento depois que Ihe fosse apresentada a denúncia. Até a Alta ldade Média, o mesmo se deu na Igreja; a autoridade eclesiástica não procedia contra os delitos se estes não Ihe fossem previamente apresentados. No decorrer dos tempos, porém, esta praxe mostrou-se insuficiente.
Além disto, no séc. XI apareceu na Europa nova forma de delito religioso, isto é, uma heresia fanática e revolucionária, como não houvera até então: o catarismo (do grego katharós, puro) ou o movimento dos albigenses (de Albi, cidade da França meridional, onde os hereges tinham seu foco principal).

quinta-feira, 22 de março de 2012

Brasil tem 38 candidatos a santo

Segundo um levantamento da freira Célia Cadorin, o Brasil tem 38 candidatos a santo que estão no último degrau do processo de canonização do Vaticano. A última a entrar nesta lista é a baiana Irmã Dulce, beatificada no último domingo. Ir. Célia é responsável pela "causa" dos já proclamados Santos, Frei Galvão e Madre Paulina.

Além dos candidatos a Santo, há também os servos de Deus e os veneráreis, categorias que antecedem a beatificação. Sendo assim há mais de 70 possíveis santos brasileiros, destaca Ir. Célia. Porém este número pode ser ainda maior, pois segundo Dom Hugo Cavalcante, presidente da Sociedade Brasileira de Canonistas, "há muitos casos desconhecidos". Dom Cavalcante ainda ressalta que estes processos podem ser onerosos, "devido à tradução de termos e investigações de documentos".

Para ser reconhecido como Santo há várias etapas: primeiro o candidato precisa ser reconhecido como venerável, depois com a aprovação de um milagre torna-se beato, e em seguida, com a comprovação do segundo milagre, torna-se Santo. De acordo com Ir. Célia o processo para a canonização é o mais lento e detalhado.

A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) afirma não ter um registro oficial do número de processos de canonizações e beatificações.

Ao contrário do que muitos pensam os Santos não fazem milagres, mas intercedem junto a Deus para a realização de milagres.


terça-feira, 20 de março de 2012

Casamento

Naquela noite, enquanto minha esposa servia o jantar, eu segurei sua mão e disse: "Tenho algo importante para te dizer". Ela se sentou e jantou sem dizer uma palavra. Pude ver sofrimento em seus olhos.
 De repente, eu também fiquei sem palavras. No entanto, eu tinha que dizer a ela o que estava pensando. Eu queria o divórcio. E abordei o assunto calmamente.
 Ela não parecia irritada pelas minhas palavras e simplesmente  perguntou em voz baixa: "Por quê?" 
Eu evitei respondê-la, o que a deixou muito brava. Ela jogou os talheres longe e gritou "você não é homem!" Naquela noite, nós não conversamos mais. Pude ouví-la chorando. Eu sabia que ela queria um motivo para o fim do nosso casamento. Mas eu não tinha uma resposta satisfatória para esta pergunta. O meu coração não pertencia a ela mais e sim  a Jane. Eu simplesmente não a amava mais, sentia pena dela.

domingo, 18 de março de 2012

Crescem esforços para erradicar a imagem de Deus

Igreja de São Jorge é queimada no Egito, no acirramento da
perseguição contra os cristãos
Crescem vertiginosamente os esforços para erradicar do Ocidente a imagem de Deus e da verdadeira Religião; propagam-se no mundo inteiro a repulsa e a perseguição aos cristãos; os martírios atuais evocam e superam as perseguições da época das catacumbas.
Hélio Dias Viana
Fonte: Revista Catolicismo - http://www.catolicismo.com.br

Muitos imaginavam que o diálogo inter-religioso preconizado pelo Concílio Vaticano II dissiparia para sempre — ou ao menos mitigaria enormemente — as perseguições religiosas e as guerras. Santo Agostinho afirma, contudo, que a origem dos conflitos e das catástrofes está no pecado. E, portanto, enquanto o mundo estiver entregue ao mal, não haverá a verdadeira paz — definida pelo grande Doutor da Igreja como “tranquilidade da ordem”.

sexta-feira, 16 de março de 2012

Descoberto evangelho apócrifo do Egito na Inglaterra

Fonte: Zenit
Pamplona (RV) - O decano da Faculdade de Teologia da Universidade de Navarra e professor de Novo Testamento da mesma universidade, Juan Chapa, encontrou na Inglaterra um novo evangelho apócrifo, texto que pelo seu conteúdo ou forma assemelha-se aos quatro evangelhos incluídos no Novo Testamento: Mateus, Marcos, Lucas e João.
O fragmento pertence à coleção de papiros de Oxirrinco, Egito, preservado e publicado na Universidade de Oxford, sob o patrocínio da Egypt Exploration Society de Londres e British Academy.
O texto, recém-descoberto e publicado, mede sete centímetros de comprimento por sete de largura e é escrito de ambos os lados com cerca de vinte e duas linhas. De um lado, o documento inclui algumas palavras de Jesus dirigidas a seus discípulos que, como explicou Chapa, são "uma chamada para o seguimento radical, com uma alusão à Jerusalém e ao Reino". No outro lado, narra-se parte de um "exorcismo" realizado por Jesus que, como indica Chapa, não encontra paralelo exato nos quatro evangelhos canônicos e que, mais do que um novo exorcismo, parece uma síntese dos já conhecidos pelo outros evangelhos e "testemunha a importância que teve entre os primeiros cristãos esta atividade de Jesus".
De acordo com este especialista em papiros, que colabora há anos com o projeto de edição de papiros da coleção britânica, ainda é incerto a dimensão dessa descoberta, mas assegurou que "fornecerá novas luzes para entender melhor o cristianismo dos primeiros dois séculos e o que liam e pensavam os primeiros cristãos do Egito, e também sobre a formação dos Evangelhos". “Destaca especialmente pela sua antiguidade – diz Chapa -, porque foi escrito por volta do ano 200. São poucos os manuscritos preservados dessa época, e ainda menos, testemunhas dos evangelhos apócrifos".
Nesse sentido, observou que, dos dois primeiros séculos, temos "um pouco mais de uma dezena de manuscritos" dos quatro evangelhos canônicos e apenas quatro de evangelhos apócrifos: do Evangelho de Tomé, do chamado Egerton Gospel - um Evangelho desconhecido que só se conhece por este manuscrito – e de outros dois que alguns atribuem ao Evangelho de Pedro.
Os quatro evangelhos incluídos no Novo Testamento são aqueles que a Igreja transmitiu como testemunho autêntico procedente da época apostólica e os outros livros do mesmo gênero perderam por não acrescentar nada novo ao que já continha naqueles quatro, ou porque foram elaborados a partir deles, a fim de difundir alguma doutrina particular, às vezes até em desacordo com a encontrada nos evangelhos canônicos.



quarta-feira, 14 de março de 2012

A Igreja e o mundo atual

Entrevista concedida ao jornalista Romero Vieira Belo, do “O Jornal” pelo Bispo Dom Henrique Soares, da Diocese de Aracaju/SE, em 20 de março de 2005, quando ainda era Cônego, na Catedral Metropolitana de Maceió.

Baseada em quê a Igreja condena o homossexualismo? 

Primeiro, é necessário distinguir homossexualidade e homossexuais. A Igreja, fundada na Escritura, sempre ensinou que o plano de Deus para a sexualidade humana é a complementaridade homem-mulher: “Homem e mulher ele os criou!” A relação homoerótica não é de acordo com o plano de Deus. No entanto, a Igreja também ensina que nenhum de nós é mais aquele ser humano que Deus pensara desde o início: somos todos meio desfigurados pelo pecado do mundo; todos temos tendências que nos desfiguram. Ora, na visão cristã, o homoerotismo é uma deturpação do projeto de Deus para a sexualidade. No entanto, as pessoas homossexuais não têm culpa de terem essa tendência e devem ser tratadas com respeito e caridade. No entanto, jamais a Igreja poderá dizer que a relação homossexual é um ideal ou que tanto faz uma relação homo ou heterossexual. Realmente, a Escritura fecha essa possibilidade!
Dizer o contrário seria ser fiel à onda atual, mas infiel ao Cristo e ao seu Evangelho.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Cristianofobia – A escalada do ódio ao Cristianismo

Cristianofobia – A escalada do ódio ao Cristianismo
Crescem vertiginosamente os esforços para erradicar do Ocidente a imagem de Deus e da verdadeira Religião; propagam-se no mundo inteiro a repulsa e a perseguição aos cristãos; os martírios atuais evocam e superam as perseguições da época das catacumbas.
Hélio Dias Viana
Fonte: Revista Catolicismo - http://www.catolicismo.com.br
Muitos imaginavam que o diálogo inter-religioso preconizado pelo Concílio Vaticano II dissiparia para sempre — ou ao menos mitigaria enormemente — as perseguições religiosas e as guerras. Santo Agostinho afirma, contudo, que a origem dos conflitos e das catástrofes está no pecado. E, portanto, enquanto o mundo estiver entregue ao mal, não haverá a verdadeira paz — definida pelo grande Doutor da Igreja como “tranquilidade da ordem”.

sábado, 10 de março de 2012

Antecedentes da Inquisição

Mais um artigo referente ao que acontecia ANTES da implantação da Inquisição. É importante conhecer os motivos das ocorrências das coisas para melhor entendê-las e, aí sim, poder tecer críticas.
Este texto é de autoria de D. Estevão Bettencourt, osb
Antecedentes da Inquisição
Contra os hereges a Igreja antiga aplicava penas espirituais, principalmente a excomunhão; não pensava em usar a força bruta.
Quando, porém, o lmperador romano se tornou cristão, a situação dos hereges mudou. Sendo o Cristianismo religião de Estado, os Césares quiseram continuar a exercer para com este os direitos dos lmperadores romanos (Pontífices maximi) em relação à religião pagã; quando arianos, perseguiam os católicos; quando católicos, perseguiam os hereges.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Confiança na Igreja Católica cresce 4% em um ano, segundo FGV

Por Dom Luiz Gonzaga Bergonzini, bispo emérito de Guarulhos (SP)

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) faz pesquisa e publica o índice de confiança dos brasileiros nas instituições. Em 2010, antes das eleições, no primeiro semestre, a Igreja Católica ocupava a sétima posição no ranking, com 34% de confiança.

terça-feira, 6 de março de 2012

MENSAGEM AO POVO DE DEUS NA DIOCESE DE ASSIS-SP

“Eu vim para que todos tenham vida, e a tenham em abundância” (Jo 10, 10). Na condição de bispo da Igreja de Jesus Cristo, fui enviado por essa mesma Igreja a essa Igreja particular da Diocese de Assis, a fim de prestar os devidos serviços em favor da obra evangelizadora para o bem dessa porção do povo de Deus, segundo as orientações da sã doutrina e do direito eclesial constituído da referida Igreja.
 Por isso, escrevo aos cristãos católicos autênticos e também aos pseudos católicos que utilizam a Igreja como instrumento de oportunidades. À todos tenho algo muito importante a dizer a respeito da doutrina eclesial sobre a base da vida. Como é de praxe, aos católicos mais interessados, recomendo uma leitura básica, porém atenta, do Catecismo da Igreja Católica. É necessário que os cristãos católicos conheçam melhor a sua Igreja. O grande problema atualmente, é que muitos católicos ou que se dizem católicos, não conhecem a Igreja, quando não a manipulam para extrair vantagens próprias. Diante da constatação dos não poucos ataques à vida que constantemente vem à tona por parte de pessoas e entidades de todos os gêneros, em nível nacional e internacional, através dos recursos das diversas modalidades de comunicação empregadas na defesa da cultura de morte, como bispo dessa Diocese, confesso que ultimamente estou muito preocupado diante das atitudes de grupos e pessoas que revelam-se católicos, mas que demonstram pouco ou nenhum conhecimento da doutrina que dizem pertencer, assim como quanto a participação de vida eclesial, quando não existe, pouco deixa a desejar.

domingo, 4 de março de 2012

Concurso para o cartaz da Campanha da Fraternidade de 2013

Fraternidade e Juventude. Este será o tema da Campanha da Fraternidade de 2013, e o lema: “Eis-me aqui, envia-me!” (Is 6,8).
Esta será a segunda Campanha da Fraternidade sobre a Juventude. A primeira foi realizada em 1992 com o lema “Juventude, caminho aberto”.

sábado, 3 de março de 2012

O ataque insensato e constante dos protestantes

Ser protestante, pelo menos no Brasil, significa ser inimigo da Igreja de Cristo, que é a Igreja Católica Apostólica Romana.  O infinito divisionismo da ala protestante brasileira deu início a um deprimente ambiente de corrida ao tesouro, ou melhor, uma corrida em busca de "fieis", se é que os frequentadores destas igrejas ainda merecem este adjetivo.  Como pode ser chamado de fiel alguém que muda de igreja com a mesma facilidade de quem muda de roupa? Este é um fenômeno que já vem sendo analisado por estudiosos como sociólogos, psicólogos e outros. Estes nômades de igrejas são os peregrinos da fé.

sexta-feira, 2 de março de 2012

A SANTA INQUISIÇÃO

Publico mais uma postagem referente à Inquisição colhido na internet, conforme prometido. Desta feita veremos como funcionavam os tribunais eclesiásticos, a área de influência das dioceses, a maneira de julgar dos tribunais eclesiásticos e civis, as gradações das penas etc.
Mais uma vez afirmo que esta série não busca negar a Inquisição, mas contar a história sem distorções.
A SANTA INQUISIÇÃO
Muitas  controvérsias  surgiram  acerca deste melindroso e delicado assunto. Se por um lado a história registra excessos e atrocidades,  muitas mentiras  também foram levantadas com o único objetivo de  caluniar   a Igreja Católica.  Foram períodos  duros para a Igreja, que teve de agir  com veemência diante do surgimento de heresias  que ameaçavam destruir os princípios básicos da Sã Doutrina.   Entretanto, para  entendermos os excessos  e grandes abusos  na aplicação do regimento da Santa Inquisição,  devemos estudar também a questão da investiduras, que será tratado num tópico à parte.   Resumidamente, podemos dizer que naquela ocasião os soberanos exerciam forte interferência política nas decisões regionais da Igreja, muitas vezes influenciando diretamente na escolha de bispos e padres. Muitos deles santificaram-se nos cargos em que foram investidos. Outros, porém,  sem o menor resquício de vocação religiosa, aceitavam tal condição unicamente para atender os interesses  dos nobres. 

quinta-feira, 1 de março de 2012

Nova edição da Bíblia em árabe

Fonte: zenit

A Tipografia Franciscana em Jerusalém (Franciscan Press Printing) imprimiu duas versões "valiosas" da Sagrada Escritura em árabe. A primeira versão - diz o site - contém o Antigo e o Novo Testamento, em formato maior, e custa 100 NIS (New Israel Shekel). A segunda versão inclui apenas o Novo Testamento e está disponível ao preço de 15 NIS e de 10 NIS com a capa flexível.