Páginas

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Qual o objetivo da Pastoral do Dízimo? (parte 2)

É essencial para a Pastoral do Dízimo que em todas as suas atividades busque conscientizar os paroquianos sobre o seu papel e a sua responsabilidade para com a comunidade onde vive, incluindo neste processo as lideranças das diversas pastorais, movimentos e grupos, motivando a todos a contribuir com a sua comunidade e com a Igreja.
Mais do que arrecadar dinheiro, podemos destacar que os objetivos da Pastoral do Dízimo são:
a) conscientizar a todos os membros da comunidade sobre a dimensão bíblica, teológica e espiritual do dízimo;
b) atentar para o fato de que o dízimo é um ato de fé, de esperança e de caridade;
c) testemunhar a alegria de uma vida agradecida a Deus, ofertando mensalmente o dízimo.
A equipe deve estar capacitada a responder aos questionamentos que surgirão sobre a devolução do dízimo, porque a própria Igreja não discute muito o assunto, como deveria realmente acontecer. Para tanto os membros da equipe devem buscar conhecer os fundamentos bíblicos para a existência do dízimo através da leitura constante da Sagrada Escritura.
Em outras oportunidades mencionamos que o dízimo não é uma invenção humana, mas, sim, um mandamento bíblico e que, através de sua devolução, podemos colocar em prática em nossas vidas as virtudes teologais: a fé, a esperança e a caridade, o que nos coloca em sintonia com Deus, praticando o que faz o nosso próprio Deus.
A Igreja não é formada apenas pelos sacerdotes ou pelos religiosos(as); ela é formada por todos nós, formando uma grande comunidade de Cristo. Cada membro deste corpo gigante deve se sentir responsável por manter seus inúmeros irmãos unidos, preservando desta forma a Igreja de Cristo. O dízimo é a principal, senão a única, fonte de manutenção de uma Igreja forte e atuante, seja ela a Igreja templo (o prédio) ou a Igreja Corpo de Cristo. Para uma obediência fiel à Bíblia, o dízimo deveria ser a única fonte de recursos para a Igreja.
Uma equipe de dízimo atuante e bem organizada poderia transformar o dízimo nesta única fonte de recursos para a manutenção das ações pastorais. A Paróquia ou a comunidade não necessitaria empenhar muito de seu tempo organizando eventos para o levantamento de recursos financeiros para a sua manutenção, que, com certeza, provoca até intrigas entre os paroquianos que discordam de certas modalidades de eventos.
Em suma: “A Equipe de Pastoral do Dízimo tem esta missão: conscientizar todos os paroquianos sobre sua responsabilidade para com a comunidade paroquial onde vive e da qual faz parte”.3
Nunca é demais chamar a atenção para o fato de que os agentes da pastoral do dízimo devem ser os primeiros a testemunhar este agradecimento a Deus, devolvendo a Ele o seu dízimo conforme as suas possibilidades. 

Paróquia da Torre. A Pastoral. Disponível em http://www.pastoraldodizimo.com.br/pastoral.html. Acesso em 19/07/2009.