Páginas

domingo, 27 de março de 2011

São Aarão

São Aarão
Aarão foi o primogênito de Amrão e Jocabed e nasceu no Egito no século XIII a.C. (Amrão desposou Jocabed, sua tia, que lhe deu Aarão e Moisés – Êxodo 6,20) e era pertencente a tribo de Levi, sendo bisneto de Levi (Filhos de Levi: Gerson, Caat e Merari. Filhos de Caat: Amrão, Isaar e Oziel. Filhos de Amrão: Aarão, Moisés e Maria. Filhos de Aarão: Nadab, Abiú, Eleazar e Itamar - I Crônicas 5,27). Era casado com Elisabet (Aarão desposou Elisabet, filha de Aminadab, irmã de Naasson – Êxodo 6, 23).

Aarão, em hebraico, é uma palavra que significa progenitor de mártires.

Aarão foi escolhido para ser a voz de Moisés por ter Moisés problemas de dicção (Moisés disse ao Senhor: “Ah, Senhor! Eu não tenho o dom da palavra; nunca o tive, nem mesmo depois que falastes ao vosso servo; tenho a boca e a língua pesadas” – Êxodo 4, 10). Deus o manda do Egito, quando contava com 83 anos de idade, para se encontrar com Moisés no Monte Horeb (O Senhor disse a Aarão: “Vai ao encontro de Moisés no deserto.” Aarão foi e, encontrando seu irmão na montanha de Deus, beijou-o - Êxodo  4, 27).  Aarão foi o escolhido para ser o orador junto ao Faraó nas negociações que permitiram a saída do povo hebreu do Egito em direção à terra prometida.

Devido à sua importância foi escolhido como sacerdote dos israelitas quando da formação do sacerdócio no Tabernáculo, mesmo tendo, posteriormente, tido participação em atos de desobediência a Deus como na criação do bezerro de ouro, ídolo este que os guiaria pelo deserto, no momento em que Moisés estava, segundo eles, desaparecido. Na verdade, Moisés estava no Monte Sinai, recebendo de Deus os dez Mandamentos.


Tanto Aarão quanto Moisés não obtivam a autorização de Deus para adentrarem a terra de Canaã, por terem ambos sido impacientes com a promessa de Deus (Em seguida, disse o Senhor a Moisés e Aarão: “Porque faltastes à confiança em mim para fazer brilhar a minha santidade aos olhos dos israelitas, não introduzireis esta assembléia na terra que lhe destino.” (Êxodo 20,12).

O objeto portado por Aarão e que serviu para a execução de sinais prodigiosos diante do Faraó ficou conhecido como Vara de Aarão. Esta vara foi colocada na Arca da Aliança e simbiliza um sinal de autoridade do sacerdócio de Aarão, conforme a tradição cristã. como um sinal da autoridade do sacerdócio aarônico. “Aí estava o altar de ouro para os perfumes, e a Arca da Aliança coberta de ouro por todos os lados; dentro dela, a urna de ouro contendo o maná, a vara de Aarão que floresceu e as tábuas da aliança;” Hebreus 9, 4).

Dois filhos de Aarão, Nabad e Abiú, morreram queimados pelo fogo divino, logo após a transgressão das leis sacerdotais. (Os filhos de Aarão, Nadab e Abiú, tomaram cada um o seu turíbulo, puseram neles fogo e incenso e ofereceram ao Senhor um fogo estranho, que não lhes tinha sido ordenado. Saiu, então, um fogo de diante do Senhor que os devorou, e morreram diante do Senhor - Levítico 10:1-72).

Segundo a tradição oral judia Aarão amava a paz e não tolerava a discórdia e quando as pessoas estavam em intrigas ele mentia para as partes dizendo que o oponente estava querendo a reconciliação, o que levava à apaziguar os ânimos.

Em referência à morte de Aarão são duas as versões: Na primeira versão Aarão, o seu filho Eleazar e Moisés subiram ao monte Hor, Moisés tirou as vestes de Aarão e as vestiu em seu filho Eleazar. Aarão morreu no alto do monte e depois Moisés e Eleazar desceram do monte e , quando a comunidade soube que Aarão tinha morrido, a nação de Israel chorou por ele durante trinta dias. Aarão tinha cento e vinte e três anos de idade no dia de sua morte.

Partiram de Cades. Toda a assembléia dos israelitas chegou ao monte Hor. Nesse lugar, que está nas fronteiras da terra de Edom, o Senhor disse a Moisés e a Aarão: Aarão vai ser reunido aos seus, porque ele não entrará na terra que destino aos filhos de Israel, visto terdes sido rebeldes à minha ordem nas águas de Meribá. Toma Aarão e seu filho Eleazar, e leva-os ao monte Hor. Despojarás Aarão de suas vestes e revestirás com elas o seu filho Eleazar. “Aarão será reunido aos seus, e aí morrerá.” Moisés fez como ordenou o Senhor: subiram o monte Hor à vista da assembléia. Despojando Aarão de suas vestes, Moisés revestiu com elas Eleazar, filho do sacerdote. Aarão morreu ali, no cimo do monte. Moisés e Eleazar desceram de novo, e toda a assembléia, ao saber da morte de Aarão, chorou-o durante trinta dias. (Êxodo 20, 22-29).

Na segunda versão da morte de Aarão, que está no livro de Deuteronômio, os israelitas partiram dos poços dos jaacanitas e em Moserá Aarão foi sepultado, ficando Eleazar com seu sucessor na função de sacerdote. O local onde Aarão foi enterrado, de acordo com esta versão, ficou conhecido como A Tumba de Aarão e fica na Montanha de Hor. A tradição muçulmana acredita que o monte seria próximo a Petra, atual Monte de Aarão, mesmo que este local não coincida com o itinerário dos israelitas narrado pela Torá.

1º de julho é o dia dedicado a este santo.