Páginas

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

O Papa é a besta do apocalipse?

De vez em quando surgem ondas de acusações contra o papa da Santa Igreja. São acusações de todos os tipos, todas elas infundadas, jogadas aos quatro ventos para tentar desacreditar o sucessor de Pedro. O e-mail que recebi há poucas semanas relacionava o papa à besta do apocalipse, pasmem. Mas este tipo de correspondência eletrônica não é novidade, nem tampouco este e-mail especificamente. Já o recebi há muitos anos e agora o recebo outra vez.
Como não acredito em tudo que rola na internet fui ao trabalho, ou seja, pesquisar. E sabem o que descobri? Que existem outros textos com o mesmo teor do que está abaixo, só que com outras personagens. Existe outras correspondências rolando na internet que afirmam ser o Bill Gates (o da Microsoft, mesmo, o criador do windows) a referida besta (vejam no site e-farsas).
Mas tem um texto, que está em vários sites, que rebate a acusação de ser o papa a besta citada no livro do Apocalipse, desmonta com sólidos argumentos esta leviandade. Leiam o artigo abaixo:
OBJEÇÃO: O Papa é a predita besta do apocalipse! Pois em Ap 13,18 lemos: "quem tem inteligência, calcule o número da besta, porque é número de homem: este número é 666". Ora, o Papa é chamado "Vigário do Filho de Deus" o que se escreve em latim: Vicárius Filii Dei. Somando as letras que em latim tem valor de algarismos, dá a soma de 666:

V I C A R I U S F I L I I D E I
515 ¾ ¾ 1 5 ¾ ¾ 1 50 1 1 500 ¾ 1=666
RESPOSTA: A acusação mostra apenas insensatez e ódio dos acusadores contra S. Pedro e seus sucessores. Vejamos:
a) O texto do Apocalipse (Ap 13,18 ) exige que a Besta seja um homem, e não um cargo ( de chefes da Igreja católica ) ocupado até agora por 264 Papas. Seria muito mais razoável indicar como besta apocalíptica, um dos 18 reis da França com o nome LUÍS (ou qualquer outro Luís ) que se escreve em Latim: Ludovicus, e que na contagem latina dá também a soma 666: ou ainda a doutora adventista Ellen Gould White. Mas, acusar estas pessoas, não interessa aos nossos acusadores!
L U D OVI C U S
50 5 5 00 5 1 100 5=666

E L L E N G O U L D W H I T E
¾50 50 ¾ ¾ ¾ ¾ 5 50 500 5+5 ¾ 1 ¾ ¾ =666

b) Além disso, nenhum Papa usou o título de "Vigário do Filho de Deus". Costumam chamar-se "Servo dos servos de Deus", "Bispos de Roma", "Vigário de Jesus Cristo", Patriarcas do Ocidente", etc.
c) No mesmo capítulo Ap 13,6-8 e 15, João descreve a atuação desta Besta: " A Besta abriu a sua boca em blasfêmias contra Deus, para blasfemar o seu nome, o seu tabernáculo e os que habitam o céu. Foi lhe permitido fazer que fossem mortos todos aqueles que não adorassem a imagem da besta".
d) Para os verdadeiros cristãos o Papa era sempre o sucessor de S. Pedro, atribuindo-lhe as seguintes promessas de Cristo:
Mt 16,18: "Eu digo tu és Pedro e sobre esta Pedra edificarei a minha Igreja.. A ti darei as chaves do Reino dos céus..."
Lc 22,31-32 "Simão, Simão, eis que satanás vos procurou para vos joeirar como trigo, mas Eu roguei por Ti, a fim que tua fé não desfaleça, e tu, uma vez convertido, confirma os teus irmãos".
Jo 21,15-17: "Jesus perguntou a Simão Pedro: Simão filho de João, amas-me mais que estes? Respondeu-lhe ele: Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo! Diz-lhe Jesus: Apascenta os meus cordeiros..." ( Apesar da anterior negação de Pedro, predita por Jesus).
e) Para aqueles que ousam chamar o Papa de Anticristo, que deve aparecer pelo fim do mundo, responde João Apóstolo na sua carta (I Jo, 18-19 ): "O Anticristo está para vir, mas digo-vos que já agora há muitos anticristos... Eles saíram de entre nós, mas não eram dos nossos; Porque, se tivessem sido dos nossos, ficariam certamente conosco". É claro que S. João era sempre unido a S. Pedro e seus sucessores. Portanto o Anticristo sairá das fileiras que abandonaram a Igreja Apostólica.