Páginas

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Como fala Deus com o homem?


Depois do pecado de Adão e Eva (pecado original), os homens continuaram a afastar-se de Deus: esqueciam-se d’Ele e faziam coisas más (pecados), como acontece agora.
Assim, as pessoas não eram felizes e faziam sofrer os outros.
De vez em quando, as pessoas queriam deixar de fazer coisas más e fazer só coisas boas. Mas não conseguiam. Felizmente, Deus nunca abandonou o homem.
Como é que Deus fala (comunica) com o homem? Deus deu ao homem a capacidade de O conhecer pela inteligência e pela fé.
Como conhecemos a Deus pela inteligência? Podemos conhecer a Deus pela inteligência através da Natureza: tudo o que é bom reflete a Bondade sem limites de Deus, seu Criador.
Além disso, podemos descobrir dentro de nós o bem que devemos fazer e o mal que não devemos fazer. É a voz silenciosa da nossa consciência, ou melhor, é a voz de Deus em nós.
Mas não podemos ficar com dúvidas sobre o que Deus nos quer dizer? Sim, por isso Deus fala (comunica) especialmente com alguns homens, que compreendem melhor e procuram fazer tudo o que Deus diz. São os Profetas e os Santos, que têm fé em Deus, e nos transmitem o que ouvem de Deus.
A fé não é para todos os homens? É. Deus quer que todos os homens O conheçam cada vez melhor e façam sempre o que Ele diz; por isso, Deus dá a todos a fé, mas infelizmente nem todos a querem receber, porque preferem fazer o que lhes apetece.
Como falou Deus de modo mais perfeito com o homem? Depois de ter falado muito tempo através dos Profetas e dos Santos, para falar de modo mais perfeito com o homem o próprio Deus fez-se homem.
Como é que Deus se fez homem? Deus fez-se homem, nascendo da Virgem Maria: é Jesus Cristo. Conhecendo a Jesus e amando-o, o homem conhece e ama a Deus. 
Podemos pedir a Deus: Meu Deus, eu creio, mas aumenta a minha fé.