Páginas

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Os primeiros Reformadores Protestantes e a Virgem Maria!


D. Estêvão Bettencourt, Osb

É interessante notar que Lutero, Zvinglio e Calvino, autores da Reforma Protestante no século XVI, deixaram belas expressões de estima e louvor a Maria SS.

Martinho Lutero ( 1483-1546)

Lutero foi formado na tradição católica, que lhe ensinou a veneração a Maria, veneração que ele guardou até o fim da vida . Eis alguns de seus depoimentos:

Em seu comentário sobre o Magnificat ( Lc 1,46-55), escreve: "Ó bem-aventurada Mãe, Virgem digníssima, recorda-te de nós e obtém que também em nós o Senhor faça essas grandes coisas!"

Ao referir-se a Mt 1,25, observa: "Destas palavras não se pode concluir que, após o parto, Maria tenha tido consórcio conjugal. Não se deve crer nem dizer isto" (Obras de Lutero, edição Weimar, tomo 11, pg. 323).

sexta-feira, 25 de maio de 2012

O que a Igreja diz sobre a alma das pessoas que morrem?


Prof. Felipe Aquino
A Igreja ensina que quando morremos somos julgados por Deus, podendo ir para o céu, o purgatório terminar a purificação, ou mesmo para o inferno, se rejeitarmos a Deus. Veja o que diz o Catecismo da Igreja:
1008 - A morte é consequência do pecado. Embora o homem tivesse uma natureza mortal, Deus o destinava a não morrer (Sab 2, 23). A morte foi, portanto, contrária aos desígnios de Deus criador e entrou no mundo como consequência do pecado. "A morte corporal, à qual o homem teria sido subtraído se não tivesse pecado"(GS, 18), é, assim, o "último inimigo" do homem a ser vencido (1Cor 15,26).
1009 - A morte é transformada por Cristo. Jesus, o Filho de Deus, sofreu Ele também a morte, própria da condição humana. Todavia, a pesar do seu pavor diante dela (Mc 14, 33-34), assumiu-a em um ato de submissão total e livre à vontade de seu Pai. A obediência de Jesus transformou a maldição da morte em bênção (Rom 5, 19-21).
1010 - O sentido da morte cristã - Graça a Cristo a morte cristã tem um sentido positivo. "Para mim, a vida é Cristo, e morrer é lucro" (Fl 1, 21). "Fiel é esta palavra: se com Ele morremos, com Ele viveremos" (2Tm 2, 11). A novidade essencial da morte cristã está nisto: pelo Batismo, o cristão já está sacramentalmente "morto com Cristo" para viver uma vida nova; e, se morrermos na graça de Cristo, a morte física consuma esse "morrer com Cristo" e completa, assim, nossa incorporação a ele em seu ato redentor.
1011 - Na morte, Deus chama o homem a si. É por isso que o cristão pode sentir, em relação à morte, um desejo semelhante ao de S. Paulo: "O meu desejo é partir e estar com Cristo" (Fl 1, 23) e pode transformar sua própria morte em um ato de obediência e de amor ao Pai, a exemplo de Cristo. (Lc 23, 46)
1013 - A morte é o fim da peregrinação terrestre do homem, do tempo de graça e de misericórdia que Deus lhe oferece para realizar sua vida terrestre segundo o projeto divino e para decidir seu destino último. Quando tiver terminado "o único curso de nossa vida terrestre" (LG, 48), não voltaremos mais a outras vidas terrestres. "Os homens devem morrer uma só vez" (Hb 9,27). Não existe reencarnação depois da morte.
1014 - A Igreja nos encoraja à preparação da hora da nossa morte ("Livra-nos Senhor, de uma morte súbita e imprevista": antiga ladainha de todos os santos), a pedir à Mãe de Deus que interceda por nós "na hora da nossa morte" (Ave-Maria) e a entregar-se a São José, padroeiro da boa morte.
Mortos
1055 - Em virtude da "comunhão dos santos", a Igreja recomenda os defuntos à misericórdia de Deus e oferece em favor deles sufrágios, particularmente o santo sacrifício eucarístico.
Juízo Final
1059 - A santíssima Igreja romana crê e confessa firmemente que no dia do Juízo todos os homens comparecerão com o seu próprio corpo diante do tribunal de Cristo para dar contas de seus próprios atos" (DS 859,1549)
1038 - A ressurreição de todos os mortos, "dos justos e dos injustos" (At 24, 15), antecederá o Juízo Final. Este será "a hora em que todos os que repousam nos sepulcros ouvirão sua voz e sairão: os que tiverem feito o bem, para uma ressurreição de vida; os que tiverem praticado o mal , para uma ressurreição de julgamento" (Jo 5, 28-29). Então Cristo "virá em sua glória, e todos os seus anjos com Ele. (...) E serão reunidas em sua presença todas as nações, e Ele há de separar os homens uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos...
1039 - É diante de Cristo - que é a Verdade - que será definitivamente desvendada a verdade sobre a relação de cada homem com Deus (Jo 12, 48). O Juízo Final há de revelar, até as últimas conseqüências o que um tiver feito de bem ou deixado de fazer durante a sua vida terrestre.
1040 - O Juízo Final acontecerá por ocasião da volta gloriosa de Cristo. Só o Pai conhece a hora e o dia desse Juízo, só Ele decide de seu advento. Por meio de seu Filho, Jesus Cristo, Ele pronunciará então sua palavra definitiva sobre a história. Conheceremos então o sentido último de toda a obra da criação e de toda a economia da salvação, e compreenderemos os caminhos admiráveis pelos quais sua providência terá conduzido tudo para seu fim último. O Juízo Final revelará que a justiça de Deus triunfa de todas as injustiças cometidas por suas criaturas e que seu amor é mais forte que a morte (Ct 8,6).
1041 - A mensagem do Juízo Final é apelo à conversão enquanto Deus ainda dá aos homens "o tempo favorável, o tempo da salvação" (2Cor 6,2). O Juízo Final inspira o santo temor de Deus. Compromete com a justiça do Reino de Deus. Anuncia a "bem-aventurada esperança" (Tt 2,13) da volta do Senhor, que "virá para ser glorificado na pessoa dos seus santos e para ser admirado na pessoa de todos aqueles que creram (2Ts 1,10).
681 - No dia do juízo, por ocasião do fim do mundo, Cristo virá na glória para realizar o triunfo definitivo do bem sobre o mal, os quais, como o trigo e o joio, terão crescido juntos ao longo da história.
682 - Ao vir no fim dos tempos para julgar os vivos e os mortos, Cristo glorioso revelará a disposição secreta dos corações e retribuirá a cada um conforme as suas obras e segundo tiver acolhido ou rejeitado a sua graça.
Juízo Particular
1051 - Cada homem, em sua alma imortal, recebe sua retribuição eterna a partir de sua morte, em um Juízo Particular feito por Cristo, juiz dos vivos e dos mortos.
1021- A morte põe fim à vida do homem como tempo aberto ao acolhimento ou à recusa da graça divina manifestada em Cristo (2Tm 1,9-10). O Novo Testamento fala do juízo principalmente na perspectiva do encontro final com Cristo na segunda vinda deste, mas repetidas vezes afirma também a retribuição, imediatamente depois da morte, de cada função das suas obras e da sua fé. A parábola do pobre Lázaro (Lc 16,22) e a palavra de Cristo na cruz ao bom ladrão (Lc 23,43), assim como outros textos do Novo Testamento (2Cor 5,8; Fl 1,26; Hb 9,27; 12,23) falam de um destino último da alma, que pode ser diferente para uns e outros.
1022 - Cada homem recebe em sua alma imortal a retribuição eterna a partir do momento da morte, num Juízo Particular que coloca sua vida em relação à vida de Cristo, seja através de uma purificação (Conc. de Lião II, DS 856; Conc. de Florença, DS 1384; Conc. de Trento, DS 1820), seja para entrar de imediato na felicidade do céu (Con. de Lião II, DS 857; João XXII, DS 991; Bento XII, Benedictus Deus; Conc. de Florença, DS 1305), seja para condenar-se de imediato para sempre (Conc. de Lião II, DS 858; Bento XII, Benedictus Deus; Conc. de Florença, DS 1306).

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Xuxa e sua revelação bombástica: “fui abusada quando criança”


Revelação irá abafar escândalo de filme de pedofilia que vem assombrando sua vida e carreira durante décadas?
Por Julio Severo

No programa Fantástico de domingo passado, Xuxa alegou que sofreu abusos sexuais na infância. Supostamente, foram três homens.

Xuxa, no Fantástico, revelando-se vítima de pedofilia
Sua declaração forte trouxe uma alta em sua imagem num momento em que sua carreira já não tem o brilho que tinha antes. O brilho tem sido cada vez mais ofuscado por um sombrio esqueleto em seu armário: Em 1982 ela fez o papel principal do filme “Amor estranho amor”, que contém cenas de pedofilia explícita em que ela seduz um menino.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

O que é vocação?


Vocação - chamado de Deus que tem como finalidade a realização plena da pessoa humana.
É Gesto gracioso de Deus que visa a plena humanização do Homem.
É dom, é graça, é eleição cuidadosa, visando a construção do Reino de Deus.
É um chamado para fazer algo, para cumprir uma missão.
Toda pessoa é vocacionada, é eleita por Deus.
Deus elege por causa de alguns (comunidade) e esta eleição se manifesta no nosso dia a dia.
A mensagem do Evangelho à um convite contínuo a seguir Jesus Cristo. Vem e segue-me. (Mt 9,9 ; Mc 8,34; Le 18,22; Jo 8,12).
Vem (chamado): é um convite pessoal dirigido por Deus a uma pessoa.
Segue-me (missão): é o seguimento da prática de Jesus.
É uma iniciativa gratuita, uma proposta que parte de Deus (dimensão teológica). Impulso interior de cada pessoa onde conscientemente responde ao plano de amor de Deus (dimensão antropológica).

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Fazer amor é...


Quando põe as mãos em seu ombro,
frente a cama de seu filho e lhe diz:
"não se preocupe, te amo".
Quando vêm juntos o pôr do sol, e com cada amanhecer sentem renovado esse amor que nasceu com um "te amo".
Quando têm problemas econômicos, os enfrentam juntos e mesmo na adversidade lhe diz
"não se preocupe, te amo".
Quando ao chegar do trabalho sente o abraço confortável e o doce beijo dessa pessoa que com um "te amo"
acelera seu pulso e o seu coração bate mais depressa.

sábado, 19 de maio de 2012

Blasfêmias


Reproduzo neste espaço uma pergunta do leitor do site Monfort sobre algumas declarações atribuídas a Lutero, líder da reforma protestante. O que impressiona é o teor destas declarações, inconcebíveis na boca de um cristão verdadeiro.

Blasfêmias de Lutero

PERGUNTA

Olá professor Orlando, a paz de Jesus, Salve Maria!!!

Gostaria de pedir para o senhor me sanar uma dúvida sobre Martinho Lutero. Eu gostaria que o senhor me falasse como foi o final de sua vida, pois me disseram que não foi nada honrosa a sua morte. Lhe pergunto isso pois um dia pesquisando na Internet sobre esse assunto, eu só encontrei sites protestantes e eles o tratam como se fosse um herói, como se ele tivesse libertado a
Igreja de demônios (nós católicos)e que ele trouxe ao cristianismo a verdadeira fé sendo que na Igreja Católica seria tudo errado. E vendo no senhor grande conhecedor da história da Igreja e de seus documentos julguei que poderia me tirar essa dúvida. Também fiquei sabendo que ele disse e escreveu coisas absurdas, como, por exemplo, que Cristo teria sido amante da samaritana e da adúltera, que Ele teria fornicado com elas (desculpe-me não citar a frase correta e nem a fonte pois não me lembro). 

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Gestão e espiritualidade / Management and spirituality


Fonte: filosofiaeespiritualidade.blogspot.com.br
por Irenio Silveira Chaves
Para muitas pessoas, o tema gestão não combina com espiritualidade. Para pessoas que pensam assim, gestão é uma atividade ligada a negócios e diz respeito a uma forma materialista de pensar, enquanto que a espiritualidade tem a ver com uma atividade mais contemplativa, ligada à religiosidade.
A princípio, percebemos que a gestão trata de questões relacionada à eficiência, da produtividade, de resultados, de competição, de negociação. Mas trata também de inovação, mudança e empreendedorismo. O que todos esses temas têm em comum é que eles abordam as condições de realização do presente e da projeção para um futuro melhor.
A espiritualidade, por sua vez, trata de questões ligadas à postura que devemos assumir visando à felicidade, à busca de sentido para a nossa existência, à aquisição de valores que nutrem relacionamentos mais consistentes, ao cultivo de atitudes voltadas para a sustentabilidade do meio ambiente, à adoção de hábitos de vida saudável, ao amadurecimento pessoal.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

O poder sedutor da mídia “gospel”


Desde os anos sessenta, os EUA, como capital mundial das celebridades e como pátria da fabricação de imagens em quantidade e velocidade nunca vista, vêm exportando para nosso país o movimento gospel neo-pentencostal. Esse tipo de manifestação tomou um impulso extraordinário nos últimos dias, tanto lá como aqui, nas terras de D. João VI, encontrou terreno fértil para propagar as suas ideias, e, como uma epidemia incontrolável, vem se alastrando, contaminando os não vacinados, com o vírus maléfico da sedução, que transformou o símbolo da cruz, em passaporte para o “reino interno”.

Essa indústria de entretenimento religioso tem anestesiado as massas, e sobre elas, têm causado um impacto assustador. O seu objetivo (está claro), não é de pregar e ensinar as verdades existentes na mensagem de Cristo, e sim, o de fazer unicamente a propaganda da fé.

sábado, 12 de maio de 2012

Casa de Ranquines


AOS NOSSOS AMIGOS - URGENTE !!!!

A Fraternidade Casa de Ranquines situada na Ladeira da Catedral nº 111, no Centro de Maceió, no Estado de Alagoas, realiza um trabalho de apoio a moradores de rua. Atualmente são servidas, em média, 200 refeições por dia dentre café da manhã, almoço e jantar para cerca de 208 moradores de rua. Os mesmos utilizam da casa para suas necessidades fisiológicas, higiene pessoal, primeiros socorros, apoio espiritual e humano, e encaminhamento para casas de dependentes químicos e acolhida.
A casa é alugada e mantida com a ajuda de pessoas físicas as quais chamamos de Amigos Evangelizadores, pois de sua forma ajudam nesta missão de evangelizar. Porém hoje a imobiliária não quer mais renovar o contrato, pois tem interesse de vender a casa, a mesma custa R$ 250.00,00. Foi-nos dado um prazo de 2 meses para comprar ou sair dela, este é o grande motivo de estarmos pedindo sua ajuda.
Nossa meta é unir 25.000 pessoas que nos ajudem com R$ 10,00 reais casa.
Não deixe essa obra parar, seja um AMIGO NOTA 10, com apenas R$ 10,00 reais você pode nos ajudar a continuar este sonho de Deus que tem sido concretizado na vida de tantos irmãos de rua.
Que Deus te abençoe! Conte com nossas eternas orações!
Organize doações no seu trabalho, entre seus amigos, na faculdade, na sua paróquia ou no seu grupo, nós iremos até você para buscar a doação.
Contatos:          (82) 3326-2089
 (82)3374-6175
                        (82)8877-2049
                        (82) 8725-7154
Fraternidade Casa de Ranquines
#PRECISAMOSDASUAAJUDA

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Missa: muito mais que um ritual, uma missão.


VATICANO, 29 Abr. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- Ao celebrar esta manhã a Santa Missa do Domingo do Bom Pastor na Basílica de São Pedro, o Papa Bento XVI ordenou nove presbíteros e recordou que a celebração da Missa muito mais que um ritual, uma missão.

Na celebração da cerimônia também participaram o Vigário Geral de Roma, Cardeal Agostino Vallini; o Bispo Auxiliar de Roma, Dom Filippo Iannone, assim como outros Bispos Auxiliares e os Superiores dos diferentes seminários.

Os nove sacerdotes, provenientes de diversos seminários de Roma, passarão a formar parte da Diocese de Roma, e um deles à Diocese de Bui Chu, no Vietnã.

Durante a homilia, Bento XVI assinalou que "para o sacerdote, celebrar cada dia a Santa Missa não significa desenvolver uma função ritual, mas compete uma missão que envolve inteiramente e profundamente a existência, em comunhão com Cristo ressuscitado que, em Sua Igreja, continua a atuar o Sacrifício redentor".

terça-feira, 8 de maio de 2012

512 anos - Uma errata sobre a 1ª missa no Brasil!


Por Rafael de Mesquita Diehl
Quase todos nós ao ouvirmos falar da primeira Missa celebrada em território brasileiro imediatamente trazemos à nossa mente a imagem imortalizada pela tela de Victor Meirelles de 1860 e atualmente exposta no Museu de Belas Artes do Rio de Janeiro. A pintura, de estilo romântico, representa os indígenas e portugueses assistindo a uma Missa celebrada pelo Frei Henrique de Coimbra, acolitado por um outro frade, diante de uma grande cruz de madeira armada junto do altar da celebração. Por ocasião dos 512 anos da celebração da primeira missa no Brasil, comemorado hoje, dia 26 de abril de 2012, essa imagem está sendo compartilhada nas redes sociais para relembrar o evento. Contudo, a tela de Meirelles retrata na verdade, a segunda Missa no Brasil, celebrada dia 1º de maio. Como assim?!

sábado, 5 de maio de 2012

Impressionante a força deste homem


O avô era alfaiate, o pai capitão de intendência.
Fez apenas o primário e o secundário. Estudou alemão, grego, latim, química, física, filosofia, literatura e teologia. Fez teatro, namorou, carregou pedras em campo de prisioneiros na 2ª guerra mundial. Fala 16 idiomas.
Aos nove anos a mãe morreu; aos treze, o irmão; aos vinte, o pai.
Na sua juventude, no campo de prisioneiros de guerra, uma quase madrugada, carregando pedras sob um frio de 30 graus negativos, um caminhão alemão passou por cima dele. Fraturou o crânio. Foi encontrado, de manhã, em um barranco, sobre a neve.
Nadador, esquiador, atleta. Em 58 foi feito bispo, dez anos depois (68) cardeal, vinte anos depois (78) Papa.
Em seu papado fraturou a clavícula direita, sofreu uma broncopneumonia, intervenções cirúrgicas, foi extraído um câncer de cólon, foi baleado...
Todos os dias, passava 6 horas em adoração diante do Santíssimo Sacramento.
Seu nome: Carol Woityla (João Paulo II)

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Bento XVI: Maria nos ensina a rezar para anunciar que Cristo é o Salvador do mundo


VATICANO, 14 Mar. 12 / 09:13 am (ACI/EWTN Noticias)

O Papa Bento XVI explicou esta manhã que a Virgem Maria ensina aos membros da Igreja a necessidade da oração e de uma relação próxima com Ele para anunciar a todos que Cristo é o Salvador do mundo.

Em suas palavras em espanhol na audiência geral desta quarta-feira, com a qual iniciou um ciclo de catequeses sobre a oração no livro dos Atos dos Apóstolos e nas Cartas de São Paulo, o Santo Padre ressaltou que toda a existência da Virgem Maria está caracterizada pela oração e pelo recolhimento "meditando cada acontecimento no silêncio de seu coração".

Na Praça de São Pedro e perante milhares de fiéis presentes, o Papa disse que "a presença de Maria com os apóstolos, na espera do Pentecostes, adquire um grande significado, já que compartilha com eles o mais precioso: a memória viva de Jesus na oração. Ela se encontra em oração com e na Igreja".

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Vitória da liberdade de expressão


Blog
Reinaldo Azevedo

O juiz federal Victorio Giuzio Neto, da 24ª Vara Cível de São Paulo, extinguiu ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal contra o pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus, contra a TV Bandeirantes e também contra a União. Vocês se lembram do caso: no programa “Vitória em Cristo”, Malafaia criticou duramente a parada gay por ter levado à avenida modelos caracterizados como santos católicos em situações homoeróticas. Ao defender que a Igreja Católica recorresse à Justiça contra o deboche, Malafaia afirmou o seguinte:

“É para a Igreja Católica entrar de pau em cima desses caras, sabe? Baixar o porrete em cima pra esses caras aprender. É uma vergonha!”
Acionado por uma ONG que defende os direitos dos gays, o Ministério Público Federal recorreu à Justiça, acusando o pastor de estar incitando a violência física contra os homossexuais. Demonstrei por que se tratava de um despropósito. E o que queria o MPF? Na prática, como escrevi e também entendeu o juiz Victorio Giuzio Neto, a volta da censura. Pedia que o pastor e a emissora fizessem uma retratação e que a União passasse a fiscalizar o programa.

terça-feira, 1 de maio de 2012

Santa Mãe

Vi esta mensagem no facebook de Pe Roger e achei linda, tinha de partilhar com vocês.



Oração do trabalho

Deus, Pai de bondade, criador de todas as coisas
Santificador de todas as criaturas:
Suplicamos a tua benção e proteção
sobre este local de trabalho.
Que a graça do teu Espírito Santo habite entre nós
dentro destas paredes,
Para que não haja contenda nem desunião.
Afasta deste lugar toda inveja,
e que teus anjos acampem ao nosso redor,
e somente a paz e a prosperidade habitem este lugar.
Concede aos que aqui trabalham e frequentam,
um coração justo e generoso, para que o dom da partilha
aconteça e as tuas bênçãos sejam abundantes.
Dá saúde aos que retiram deste lugar o sustento da família,
para que possam sempre cantar louvores a Ti.
Em nome de Jesus Cristo, Nosso Senhor,
pedimos e agradecemos, agora e sempre.

Amém.